Logo Brazilian Car - SVG branco
05 Carros mais econômicos para comprar em 2022

05 Carros mais econômicos para comprar em 2022

Estamos vivendo um momento tão complexo que devido a atual situação lá no leste europeu com a guerra entre Rússia e Ucrânia, fica difícil de entender porque uma disputa territorial lá na Europa afeta tanto nosso bolso.

Em especial o barril de petróleo que vem subindo de preço e consequentemente disparando os preços aqui em terras brasileiras, por isso separamos 05 carros econômicos para você comprar neste início de ano, devido esta situação pela qual passamos.

É verdade que com o avanço da tecnologia e com a maior exigência de governos, os carros vêm ficando mais econômicos no mundo todo. No Brasil isso também acontece, contudo, o grande problema é o valor do combustível o qual vem se tornando o vilão dessa história.

Confira esses 05 veículos que consomem pouco combustível, ideal para quem pretende gastar o mínimo possível com gasolina ou etanol, que separemos para você.

Antes de iniciarmos, vale lembrar que os dados de consumo(cidade e estrada) aqui apresentados são fornecidos oficialmente pelo Inmetro, programa que avalia o consumo de todos os carros vendidos em nosso país.

É importante ressaltar que desconsideramos os modelos híbridos, em busca de uma relação melhor no custo-benefício. Uma vez que esses veículos ultrapassam a casa dos R$ 100.000,00 em sua maioria.

renault_kwid_economia_combustível

O primeiro da lista é o Renault Kwid 1.0 Manual

Um dos carros mais baratos do Brasil é também um dos mais econômicos, graças ao eficiente motor 1.0 aspirado de 3 cilindros em linha. Os números de potência e torque não impressionam, alcançando 70cv com etanol e 66cv com gasolina, aos 5.500rpm.

O torque disponível aos 4.250rpm é de 9,8 kgfm (E) e 9,4 kgfm (G). A transmissão é manual de 5 marchas.

O Kwid Life 1.0 mecânico era o carro mais barato do Brasil com uma diferença de apenas 100 reais em relação ao Fiat Mobi Easy, mas depois de um recente ajuste de preços do modelo italiano, essa diferença aumentou para R$1.100, as diferenças citadas podem variar de região para região assim como os acessórios inclusos.

E dizem que na cor laranja o preço é mais em conta. Por isso confira a questão da cor ao procurar um veiculo.

Conforme dados do Inmetro, o Renault Kwid possui as seguintes médias de consumo:

Cidade: 10,3 km/l (E) e 14,9 km/l (G).

Estrada: 10,8 km/l (E) e 15,6 km/l (G).

chevrolet_onix_plus_

Na segunda posição temos o Chevrolet Onix Plus 1.0 Manual

O sedan compacto da Chevrolet possui dados de consumo melhores que o Onix, em sua versão hatch.

Na versão de entrada LT, que utiliza o motor 1.0 aspirado de 3 cilindros em linha aliado à transmissão manual de 6 marchas. Ele rende até 82cv (E) e 78cv (G) em 6.400rpm, enquanto o torque alcança 10,6 kgfm (E) e 9,6 kgfm (G) aos 4.100rpm.

Mesmo possuindo maiores dimensões, o Onix Plus tem um consumo próximo ao do Kwid, que é classificado como subcompacto. Ou seja, acaba sendo uma ótima opção, para quem procura um pouco mais de espaço sem perder a economia

Na estrada as médias do Chevrolet Onix são ainda mais interessantes, conquistando o melhor consumo rodoviário do Brasil, desconsiderando os híbridos, como já citados anteriormente. Confira:

Consumo do Chevrolet Onix Plus

Cidade: 10,1 km/l (E) e 14,3 km/l (G).

Estrada: 12,5 km/l (E) e 17,7 km/l (G).

hb20s_turbo_

Em terceiro lugar,Hyundai HB20S 1.0 Turbo Manual

Assim como acontece na montadora americana Chevrolet, na sul-coreana Hyundai o HB20S é mais econômico que sua versão hatch, principalmente no percurso de estrada.

Curiosamente a versão 1.0 Turbo Manual conta com um consumo mais eficiente que a configuração 1.0 aspirada. Esse motor de 3 cilindros em linha, apelidado de TGDI, rende potência máxima de 120cv aos 6.000rpm e 17,5 kgfm em apenas 1.500rpm, ambos com qualquer combustível.

A opção de câmbio manual com 6 marchas chegou há pouco tempo na linha do modelo, tirando de linha o propulsor 1.6 aspirado.

A opção mais em conta do HB20S com esse conjunto mecânico é chamada de Platinum 1.0 Turbo Manual.

Esses são os dados divulgados pelo Inmetro em relação ao consumo do HB20s

Cidade: 9,8 km/l (E) e 13,6 km/l (G).

Estrada: 11,6 km/l (E) e 16 km/l (G).

fiat_argo_

O quarto lugar da lista fica com o Fiat Argo 1.0 Manual

Embora os dados do Fiat Argo informados pelo Inmetro sejam menores que os outros listados, seu consumo de combustível também é muito bom.

As versões mais baratas contam com o 1.0 FireFly, moderno motor aspirado de 3 cilindros em linha. A potência alcançada é de 77cv com etanol e 72cv com gasolina, em 6.250 rotações por minuto (rpm). O torque máximo é entregue aos 3.250rpm, de 10,9 kgfm (E) e 10,4 kgfm (G).

Semelhante ao seu primo que já saiu de linha, o Palio.

A versão de entrada do Argo não recebe nenhum nome, sendo chamada somente de 1.0 Manual.

Confira os dados de consumo:

Cidade: 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G).

Estrada: 10,7 km/l (E) e 15,1 km/l (G).

fiat_uno_

Na ultima posição temos, outro veiculo da montadora italiana Fiat, o queridinho do Brasil – Fiat Uno 1.4 (8v)

O famoso básico bem feito, esta versão já com uma nova repaginada no visual, porém manteve a valentia e boa manutenção de uma geração do carro que deu certo. Infelizmente o Uno não é mais produzido, contudo permanece uma ótima escolha.

O tipo de carro ideal para o dia a dia!

Dados de consumo:

Cidade: 7,6 km/l (E) e 11,1 km/l (G).

Estrada: 9 km/l (E) e 12,6 km/l (G).

Esta foi a lista criada especialmente para você que vem se perguntando se é possível ter um carro em momentos delicados, como o que estamos passando, o qual alia boa manutenção e economia de combustível.

Na Brazilian car você encontra todos esses modelos e outros com as melhores condições do mercado, além de 1 ano de garantia* para realizar uma compra segura e sem surpresas.

braziliancar_brasilia_cidade_do_automóvel_carros

Autor:

Rafael Bitar

Outras postagens:

Nossos veículos

pt_BR