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A melhor hora de trocar os pneus é…..

A melhor hora de trocar os pneus é…..

Como bem sabemos aqui no DF, a chuva já era para ter ido embora, contudo já que ela não foi ainda, hoje iremos falar um pouco sobre os itens de segurança que por muitas e muitas vezes ficam de escanteio e até são desprezados – Os Pneus.

Lembre-se que o pneu é o único ponto de contato com solo e além de “segurar” o veículo seja em linha reta ou em curvas, ele também te salva caso um raio atinja seu carro.

E qual é o melhor indicador de quando trocar o pneu, ainda que você não tenha percebido nenhuma alteração na hora de dirigir? É o chamado TWI.

Mas o que é isso, você deve estar se perguntando.

Segundo o Google; TWI (Tread Wear Indicator) é o indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, ou seja, se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

Este é um parâmetro indiscutível o qual não deve ser ignorado. Nada de “acho que aguenta mais um pouquinho” ou vamos ali no borracheiro que ele “faz um novo desenho no pneu”. Inclusive esse é um daqueles itens que rende multa pesada, o carro pode até ser apreendido, sem contar no risco que você está correndo.

Mas, acima de tudo, é a sua segurança e a de sua família e terceiros que está em jogo. Quando o desgaste dos pneus chega ao limite(1,6mm) do TWI significa que ele está perdendo o desenho, aqueles sulcos que vemos na banda de rodagem, e esses sulcos são muito importantes para a aderência do pneu ao solo e escoamento da água.

E caso tenha dúvidas onde encontrar esse indicador de desgaste, basta olhar entre os sulcos, pois é uma espécie de pontes que há entre eles.

Saiba que não é somente os pneus de carros que possuem o TWI, o pneu de moto tem também. E é facilmente localizado nos flancos (lateral) dos pneus, onde geralmente há a inscrição T.W.I. ou ainda alguma indicação como uma seta ou o logotipo do fabricante.

 Nessa direção, o motociclista vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.

Atualmente existem os mais diversos tipos de pneus, incluindo marcas, confira quais nós temos disponíveis aqui no Brasil:

  • Dunlop
  • Bridgestone
  • Goodyear
  • Michelin
  • Kumho
  • Pirelli
  • Continental
  • Yokohama
  • Firestone
  • BFGoodrich
  • Hankook
  • Toyo

E onde comprar este equipamento que faz diferença no seu dia a dia?

Além de lojas especializadas, sejam de marcas especificas ou multimarcas, há também a facilidade de supermercados, como Extra e Carrefour, e obviamente direto na internet sejam em sites exclusivos ou marketplaces/e-commerce como Americanas, Mercado Livre, Shopee.

Agora claro que não é somente comprar. É necessário ir até um local apropriado para realizar a montagem e instalação no veículo. Pois uma montagem mal feita é certeza de redução na vida útil do pneu e riscos na hora de dirigir.

E na hora de comprar o ideal é que seja sempre em par, com o mesmo tipo de “desenho” e montar no mesmo eixo, mas por que isso tudo?

Por questões de segurança e dirigibilidade!

E anote aí. O carro possui 5 pneus (em sua maioria), são quatro rodando e um “guardado”, pois infelizmente só lembramos do step quando precisamos, não é verdade?!

Até aqui falamos do TWI que é o indicador de desgaste, contudo existem outras situações nas quais é importante haver a troca do pneu como por exemplo.

Em caso de bolhas ou deformações, o pneu deve ser substituído o quanto antes, independentemente da profundidade dos seus sulcos, pois pode estar estruturalmente comprometido.

E preste sempre atenção na sua quilometragem rodada, pois em média, os pneus originais dos carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, podendo variar de cada marca e caso ocorra algum tipo de sinistro.

Fique atento sempre neste e outros itens de segurança do seu veículo, afinal de contas é muito mais do que apenas sentar e dirigir!

Autor:

Rafael Bitar

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