Logo Brazilian Car - SVG branco
Devo comprar um Carro elétrico?

Devo comprar um Carro elétrico?

Uma coisa é fato: o combustível está cada dia mais caro! E os carros elétricos estão vindo com a promessa de mudar o mercado e o mundo.

Porém, devem pairar algumas dúvidas em sua mente, tais como:

  • Como carregar os carros elétricos?
  • Porque os carros elétricos são caros?
  • A bateria fica viciada igual a de celular?
  • Consigo rodar quantos quilômetros com um carro elétrico?
  • Carro elétrico é a mesma coisa que híbrido?

Esses e muitos outros são os principais questionamentos sobre o assunto. E nós, da Brazilian Car, iremos te ajudar a entender e sanar essas dúvidas.

Antes de iniciar, você precisa entender que o carro elétrico, diferente do híbrido, não depende de duas fontes de energia, mas somente do motor ou dos motores elétricos, os quais normalmente são armazenados em baterias de íons de lítio.

E, por enquanto, devido à alta tecnologia e processos complexos de desenvolvimento, para adquirir um veículo desse no Brasil, é necessário desembolsar um alto valor.

Agora e em relação ao abastecimento?

Por incrível que pareça, é possível utilizar a tomada da sua casa para “abastecer”. No entanto, alguns ajustes devem ser feitos a fim de evitar um problema em sua rede elétrica residencial.

Outro lado positivo é que a maioria dos carros elétricos já é vendida com carregadores próprios, que podem ser instalados na rede doméstica.

Assim, o aparelho “abastece” o veículo de maneira segura, conforme os parâmetros definidos pelas montadoras e regras do país.

Contudo, existe um certo tempo mínimo para seu veículo ser carregado e, consequentemente, você usufruir, o qual pode levar em média de 8 a 16 horas para uma carga completa.

Vale ressaltar que alguns fabricantes disponibilizam carregadores rápidos, que facilitam sua vida, carregando em somente trinta minutos (carga/abastecimento parcial).

Existe um detalhe que você precisa saber: no caso das tomadas convencionais, que precisam ser de 220 volts e aterradas, a recarga é mais demorada. Em carregadores rápidos, já é possível recuperar 80% da carga em aproximadamente meia hora.

 

 

Mas, se o carro possui o mesmo tipo de bateria de celular, como faço para não viciar a bateria dele?

Como já mencionado, devido à alta tecnologia e complexidade desse tipo de veículo, os mesmos são compostos por diversos módulos, que acabam equilibrando e aumentando sua eficiência.

Dessa forma, o sistema equilibra a carga e o consumo, a fim de não prejudicar o funcionamento do veículo.

Inclusive, os veículos elétricos estão aumentando sua participação no mercado, não apenas por serem mais bonitos ou tecnológicos, mas por apresentarem baixíssima emissão de poluentes. E então ajudam não somente a mobilidade como o ecossistema.

Outro aspecto importante de um carro elétrico é sua autonomia. Além do custo por km rodado, é importante saber se você irá rodar a mesma quilometragem do veículo de combustão ou não.

Em sua maioria sim!

Um carro elétrico consome por volta de 20 kWh para percorrer 100 km, enquanto um modelo a combustão precisa de 10 litros de gasolina, em média, para percorrer a mesma distância.

Há dados que enfatizam ser “normal” um veículo elétrico rodar entre 320 a 500km, ou seja, praticamente o mesmo que um movido a combustão.

Porém, algumas montadoras já trabalham para essa autonomia aumentar para 1000km ou mais, a exemplo da Mercedes-Benz, que acaba de informar a autonomia real do seu próximo veículo elétrico.

Desse modo, será muito mais vantajoso, além de ser sustentável.

Atualmente no Brasil já é possível comprar alguns veículos elétricos e híbridos de determinados fabricantes, como:

Caoa Chery, Chevrolet, Volvo, Jac Motors, Tesla(importação), Toyota, Renault Zoe, Fiat 500.

O Ano de 2022 promete mais e mais opções desses tipos de carros, com promessas de incluir tanto as versões hatch, sedan e caminhonete, até chegar ao SUV.

Se você tem disponibilidade financeira e deseja estar na vanguarda, com um veículo altamente tecnológico e econômico, compre um e seja feliz! Aproveite tudo o que esse elétrico tem para te oferecer, incluindo o status de alguém que saiu na frente.

Autor:

Rafael Bitar

Outras postagens:

Nossos veículos