Eis que você decidiu comprar um carro! Está tudo certo com o modelo, o ano e a cor. As demais características que você tinha em mente foram encontradas com sucesso!
Agora chegou o momento de pagar. E sabemos, com nossos mais de 30 anos de experiência, que nessa hora aparecem diversas dúvidas em relação ao pagamento.
- Débito?
- Crédito?
- À vista?
- Financiamento?
- CDC (Crédito direto ao consumidor)?
- Leasing?
- Nota promissória?
- Escambo?
- Troca com troco?
- Carta de consórcio?
- Seu carro antigo de entrada?
Existem várias possibilidades. As mais comuns são o pagamento à vista e o financiamento CDC. Por isso, vamos te ajudar a entender o que é um financiamento, como funciona e o que deve ser feito quando optar por essa modalidade de pagamento.
O 1° passo para financiar um veículo é entender alguns pontos primordiais, como por exemplo:
- Seu score é o suficiente para financiar?
- Se seu financiamento for aprovado, o que vai acontecer? E se for negado?
- Quem pode fazer um financiamento?
- Se seu nome estiver “sujo” ou negativado, é possível fazer esse empréstimo?
- As prestações são fixas?
- Há algum desconto em caso de antecipação?
- Os juros são caros?
- Se tiver um financiamento vigente, é possível contratar outro?
- Onde posso fazer o financiamento?
- Tenho que dar alguma entrada?
Muito provavelmente você deve estar se perguntando, será que é isso tudo mesmo? E a resposta é SIM e NÃO!
Sim, pois o financiamento CDC, além de ser o mais comum no Brasil, é aquele em que cada instituição bancária possui uma forma de avaliar o seu cpf ou cnpj, para liberar o crédito/empréstimo para que você adquira o automóvel.
E não, pois dependendo do seu caso, a realização do seu sonho poderá ser mais simples do que parece.
A título de conhecimento, hoje em dia praticamente todos os bancos possuem financiamento de veículos, como:
- Banco Bradesco
- Bv financeira
- Banco Pan
- Banco do Brasil
- Banco Santander
- Banco Honda
- Banco Itaú
- Banco Jeep
- Banco Nissan
- Banco Renault
- Banco Toyota
- Banco Volkswagen
- Banco C6
- E muitos outros….
É importante ressaltar que cooperativas de crédito, como a Viacredi, também podem te auxiliar no momento de compra.
Saiba que o seu score vai te ajudar na avaliação para a liberação do crédito. O score é uma pontuação que indica, com base em dezenas de critérios, se um consumidor é bom ou mau pagador e se ele deve ou não ter acesso ao crédito. Ou seja: qual é a probabilidade de ele dar calote em alguma empresa ou de se endividar ao longo do próximo ano.
Dessa maneira, se o seu cpf estiver negativado ou “sujo”, há grandes chances de o seu financiamento ser recusado, mas caso você tenha dado algum percentual de entrada, a depender do tamanho desse valor, pode ser que exista alguma esperança de que você ainda tenha êxito na tentativa de financiamento). Lembre-se que os juros serão caros, devido a situação do cpf em questão.
E nada de criar expectativas em financiar um carro 100%, ok? Atualmente isso é muito difícil, uma vez que o sistema bancário brasileiro precisa de garantias outras que não sejam o próprio veículo.
Levando em consideração que você teve a possibilidade de financiar o carro e a parcela cabe no seu orçamento, caso queira antecipar alguma parcela, você pode obter algum desconto da instituição bancária. Apesar de não ser tão vantajoso para o banco quando ocorre essa antecipação de pagamento na modalidade de CDC, porque você irá pagar menos juros, ela é totalmente permitida e o desconto é repassado a você. Logo, ainda que as parcelas sejam fixas, sempre haverá desconto caso ocorra antecipação.
Se você já possuir algum financiamento em andamento, há também a possibilidade de contratar outro, desde que se enquadre nas regras da instituição. Algumas delas têm o teto no qual sua renda pode estar no máximo 30% comprometida com empréstimos, mas para saber qual o percentual ou a regra específica, sugerimos conferir na hora da simulação junto ao banco.
Normalmente, qualquer indivíduo pode fazer um financiamento, desde que tenha renda comprovada e seja maior de idade. Note que nem sempre você precisará ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para solicitar o empréstimo, isso varia de banco para banco.
O fato é que estamos num momento no qual há muitas opções de financiamento. Embora o segmento automotivo esteja extremamente aquecido, tenha sempre em mente ao financiar se a parcela caberá no seu orçamento e nunca deixe de contratar um seguro, pois caso ocorra algum incidente e o pagamento seja impossibilitado de ser feito, esse dispositivo irá te ajudar.
Nós, da Brazilian Car, trabalhamos com os principais e os maiores bancos do Brasil. Com o nosso tempo de existência e a nossa equipe de consultores especializados, tenha convicção de que vamos fazer o máximo para realizar o seu sonho.